Sobre aprender e tomar um suco de maracujá a partir da fruta que você mesmo cultivou

Sobre aprender e tomar um suco de maracujá a partir da fruta que você mesmo cultivou

publicado em 24/03/2022 às 11:05

Por Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem.

Hoje pela manhã abri um dos primeiros maracujás cultivados aqui em casa e preparei um suco. Enquanto preparava o café da manhã refletia sobre o potencial guardado em uma semente.

O embrião é a parte principal da semente pois ele é o responsável pela origem da nova planta. Em outras palavras, o embrião é o vegetal em estado potencial. A semente guarda em si todo o potencial necessário para se transformar nos vegetais que admiramos e que nos alimentam.

Assim somos nós, guardamos em nós o potencial necessário que pode se transformar em força propulsora a favor de nosso aprendizado e desenvolvimento. Por isso sempre acreditei que podemos aprender o que quisermos e que é o desejo de aprender que nos faz germinar.

Enquanto me deliciava com o suco que eu mesma havia preparado refletia: se por um lado, a potência está na semente, para que ela consiga se desenvolver e dar frutos de qualidade precisa encontrar condições que favoreçam a germinação e o crescimento.

Me mudei para esta casa há 17 meses e onde hoje colhemos maracujás, amoras, limão e jabuticabas não havia quase nada além de um pouco de terra e umas arvorezinhas tímidas que até sugeriram que fossem removidas.

Acreditamos na potência e cuidamos para que as condições favorecessem a germinação e o desenvolvimento. Foi preciso regar, nutrir o solo adequadamente, podar aqui e ali e até ouvir conselhos dos mais experientes e aprender a fazer enxerto no limão siciliano para ele voltar a produzir.

Assim é a aprendizagem. A potência necessária já está aí, guardada em você só esperando sua motivação para germinar. É claro que serão necessárias condições adequadas para isso, e este é o papel de uma experiência de aprendizagem completa que vai desde o preparo até a transferência.

Assim como existem fatores internos e externos que contribuem para o desenvolvimento de uma planta saudável, há fatores internos e externos que contribuem para sua aprendizagem.

Entre os internos estão sua motivação, a percepção de valor que você tem sobre o aprendizado e como ele se aplica a sua realidade, suas experiências anteriores (que podem ou não ter sido boas), a aptidão para aquilo que se pretende aprender e até mesmo seu estilo de aprendizagem e estado emocional.

Os externos incluem o suporte necessário para que você se desenvolva por meio de apoio e reforço, oportunidades para utilizar os novos conhecimentos adquiridos, sucessos e até fracassos anteriores além de reconhecimento e recompensa que impulsionam você “em direção ao sol”.

Estar em um local favorável não basta, a potência do embrião precisa trabalhar a favor do desenvolvimento. Agora me refiro ao protagonismo. Uma experiência bem desenhada coloca a “semente no terreno adequado” para que ele germine e se desenvolva.

Quando você decide aprender algo deve procurar as condições favoráveis para seu aprendizado e programar-se para se dedicar a este processo. Envolver-se ativamente no seu aprendizado, estar disponível para a troca e experimentação, aprender a partir dos erros e conectar o aprendizado com sua rotina criando oportunidades para criar hábitos que, sem sombra de dúvidas, serão necessários.

Aprofundar-se leva tempo, exige dedicação, não acontece de maneira passiva.

Entre o plantio do maracujá e o primeiro suco produzido em casa se passaram mais de 12 meses. Teve cuidado com a escolha do local, adequação de um aparador por onde ele pudesse subir se entrelaçando para florescer, muita rega, cuidado com o solo…

Talvez você esteja pensando que teria sido mais fácil comprar um suco de maracujá concentrado ou até mesmo “abrir uma caixinha” não é mesmo? Então te conto que eu nunca esquecerei o sabor deste suco, que com certeza irá para minha memória de longo prazo e para minha memória afetiva.

Invista tempo no seu desenvolvimento, ele pode levar tempo, mas produzirá os frutos que você almeja.

 

Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog