O uso de jogos para Treinamentos Normativos

O uso de jogos para Treinamentos Normativos

publicado em 01/06/2022 às 15:39

Por Pedro Cabral, Designer Instrucional e Instrutor Master da SG Aprendizagem.

Você já ouviu falar sobre os treinamentos normativos? Eles são treinamentos obrigatórios nas empresas para realização de determinadas atividades, com base em NR’s (Normas Regulamentadoras). Esta capacitação tem como objetivo, desenvolver os profissionais para que estejam preparados para reconhecer, avaliar e administrar os possíveis riscos em suas atividades. Apesar de ser uma exigência trabalhista, estes treinamentos focam em garantir a segurança e bem estar de quem está envolvido neste tipo de atividade. 

As empresas geralmente aplicam estes treinamentos no formato presencial, e nos tempos atuais toda a parte teórica está sendo direcionada para o formato EAD. Contudo, independente do formato escolhido, todo este conteúdo possui uma linguagem muito técnica, o que pode dificultar a aprendizagem de quem realmente precisa obter este conhecimento. A prática sempre é um excelente caminho para o aprendizado, e ao longo do tempo a experiência permite que o conhecimento teórico seja aprendido ao longo do caminho. Mas já imaginou aprender tudo isso de uma maneira divertida, colaborativa e dentro de um ambiente seguro?

A utilização de jogos de tabuleiro é uma excelente maneira de contextualizar um assunto tecnicamente robusto como as NR’s, em algo leve e que coloca o participante como protagonista no processo da aprendizagem. Utilizando elementos como storytelling, desafios e conquistas, é possível transformar situações e orientações importantes sobre um ambiente seguro, de forma divertida e rica em aprendizado, além de dar a oportunidade do participante racionalizar sobre determinada situação, e de criar o seu repertório sobre este conhecimento, para que na vida real esteja de fato preparado diante de alguma situação semelhante que ponha em risco a sua segurança.

Estes jogos podem estimular em seus participantes,  comportamentos e atitudes desejáveis  para se aplicar na rotina de trabalho. A oportunidade de refletir sobre situações de perigo com atenção plena também é um grande ganho para quem está aprendendo sobre algo novo, relacionado a segurança, alinhados com o autoconhecimento e autorresponsabilidade, em relação às ações corretas que devem ser tomadas com foco nos comportamentos seguros.

Conceder a oportunidade de profissionais colocarem os seus conhecimentos à prova de uma maneira descontraída e segura, pode ser uma excelente estratégia para minimizar o número de acidentes por falta de conhecimento técnico, além de preparar a todos a preservar o bem mais importante que temos e que se chama: Vida! 

 

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog