O que você precisa saber para garantir treinamentos híbridos de sucesso

O que você precisa saber para garantir treinamentos híbridos de sucesso

publicado em 15/03/2022 às 16:53

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o quão impactante foi a chegada da pandemia da Covid-19 para o mundo do trabalho, algumas pesquisas recentes elucidam o quanto as implicações podem ter sido maiores do que imaginamos. 

De acordo com um estudo da Robert Half, para 95% dos executivos o modelo híbrido de trabalho está longe de ser uma “moda” e não só já pode ser considerado algo permanente como ainda atingirá muitas organizações que ainda não o adotaram. Já um outro levantamento, este realizado pelo LinkedIn, identificou que na rede social corporativa o aumento de vagas com a palavra “flexibilidade” aumentou em 83% de 2019 para cá. 

Ainda no campo dos dados, no final de 2021 o Vagas.com identificou que o modelo híbrido é o preferencial para 42% dos trabalhadores. Ou seja, quase metade da força de trabalho acredita que o revezamento entre casa e escritório é o ideal para exercer o seu trabalho.

Em decorrência disso, é muito importante que os profissionais de Treinamento & Desenvolvimento que desejam oferecer o melhor da aprendizagem presencial e a distância cuidem de alguns pontos que podem comprometer a experiência de aprendizado dos alunos dentro desse novo formato. É sobre eles que falaremos a seguir.

Explore o lúdico

Por mais que o dia a dia híbrido não seja mais uma novidade para muitas pessoas, isso não necessariamente significa que todos têm facilidade para se adaptar a ele. Trabalhar de casa, por exemplo, ao mesmo tempo que livra o profissional do desgaste do deslocamento, traz outras situações emocionalmente exaustivas. Um estudo recente realizado no Reino Unido identificou que 20% dos trabalhadores não conseguem se desligar do trabalho em casa. Quem nunca se sentiu pressionado a responder mensagens de um líder ou colega fora do horário do expediente, que atire a primeira pedra.

O panorama extenuante que o trabalho híbrido pode trazer é motivo mais do que suficiente para que os multiplicadores de conhecimento passem longe de desenvolver treinamentos tão cansativos quanto a rotina.

Seja para colaboradores ou para líderes, ferramentas e metodologias lúdicas como gamificação, realidade aumentada, Lego Serious Play e outras podem tornar os treinamentos mais atrativos, sejam eles presenciais ou a distância. Ferramentas lúdicas são diferenciais para prender a atenção e também para fazer as pessoas se sentirem desafiadas. Treinar pode e deve ser divertido, prazeroso e desejável.

Busque por feedbacks

Da mesma maneira que as pessoas mudam seus hábitos de trabalho, lazer e consumo, é natural que as rotinas para aprender também sofram alterações. O sucesso de um treinamento depende de envolver as pessoas, atendendo às suas diferentes necessidades e respeitando o seu ritmo para aprender. 

Não se prenda a modelos, ferramentas e estratégias de treinamento imutáveis. Colha feedbacks dos participantes para identificar pontos que estão funcionando e aqueles que precisam ser melhorados. Na SG, oferecer soluções de aprendizagem sob medida e 100% customizadas geram resultado de verdade, pois entendemos que o feedback dos participantes é fundamental para a adequação de metodologias que, mesmo sendo adequadas para o tipo de conhecimento que está sendo abordado, podem não funcionar para um determinado grupo ou organização

Para tirar o máximo do que experiências de aprendizagem tem a oferecer, as formações Instrutor Master e Design de Aprendizagem da Escola Viva SG trazem tudo o que você precisa para sair da caixa e levar ao mercado treinamentos inovadores, criativos e que sejam verdadeiros diferenciais para os participantes. Lembre-se sempre que os programas de desenvolvimento de pessoas devem atender ao aprendiz.

 

Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog