O que você precisa saber para garantir treinamentos híbridos de sucesso

O que você precisa saber para garantir treinamentos híbridos de sucesso

publicado em 15/03/2022 às 16:53

Se alguém ainda tem dúvidas sobre o quão impactante foi a chegada da pandemia da Covid-19 para o mundo do trabalho, algumas pesquisas recentes elucidam o quanto as implicações podem ter sido maiores do que imaginamos. 

De acordo com um estudo da Robert Half, para 95% dos executivos o modelo híbrido de trabalho está longe de ser uma “moda” e não só já pode ser considerado algo permanente como ainda atingirá muitas organizações que ainda não o adotaram. Já um outro levantamento, este realizado pelo LinkedIn, identificou que na rede social corporativa o aumento de vagas com a palavra “flexibilidade” aumentou em 83% de 2019 para cá. 

Ainda no campo dos dados, no final de 2021 o Vagas.com identificou que o modelo híbrido é o preferencial para 42% dos trabalhadores. Ou seja, quase metade da força de trabalho acredita que o revezamento entre casa e escritório é o ideal para exercer o seu trabalho.

Em decorrência disso, é muito importante que os profissionais de Treinamento & Desenvolvimento que desejam oferecer o melhor da aprendizagem presencial e a distância cuidem de alguns pontos que podem comprometer a experiência de aprendizado dos alunos dentro desse novo formato. É sobre eles que falaremos a seguir.

Explore o lúdico

Por mais que o dia a dia híbrido não seja mais uma novidade para muitas pessoas, isso não necessariamente significa que todos têm facilidade para se adaptar a ele. Trabalhar de casa, por exemplo, ao mesmo tempo que livra o profissional do desgaste do deslocamento, traz outras situações emocionalmente exaustivas. Um estudo recente realizado no Reino Unido identificou que 20% dos trabalhadores não conseguem se desligar do trabalho em casa. Quem nunca se sentiu pressionado a responder mensagens de um líder ou colega fora do horário do expediente, que atire a primeira pedra.

O panorama extenuante que o trabalho híbrido pode trazer é motivo mais do que suficiente para que os multiplicadores de conhecimento passem longe de desenvolver treinamentos tão cansativos quanto a rotina.

Seja para colaboradores ou para líderes, ferramentas e metodologias lúdicas como gamificação, realidade aumentada, Lego Serious Play e outras podem tornar os treinamentos mais atrativos, sejam eles presenciais ou a distância. Ferramentas lúdicas são diferenciais para prender a atenção e também para fazer as pessoas se sentirem desafiadas. Treinar pode e deve ser divertido, prazeroso e desejável.

Busque por feedbacks

Da mesma maneira que as pessoas mudam seus hábitos de trabalho, lazer e consumo, é natural que as rotinas para aprender também sofram alterações. O sucesso de um treinamento depende de envolver as pessoas, atendendo às suas diferentes necessidades e respeitando o seu ritmo para aprender. 

Não se prenda a modelos, ferramentas e estratégias de treinamento imutáveis. Colha feedbacks dos participantes para identificar pontos que estão funcionando e aqueles que precisam ser melhorados. Na SG, oferecer soluções de aprendizagem sob medida e 100% customizadas geram resultado de verdade, pois entendemos que o feedback dos participantes é fundamental para a adequação de metodologias que, mesmo sendo adequadas para o tipo de conhecimento que está sendo abordado, podem não funcionar para um determinado grupo ou organização

Para tirar o máximo do que experiências de aprendizagem tem a oferecer, as formações Instrutor Master e Design de Aprendizagem da Escola Viva SG trazem tudo o que você precisa para sair da caixa e levar ao mercado treinamentos inovadores, criativos e que sejam verdadeiros diferenciais para os participantes. Lembre-se sempre que os programas de desenvolvimento de pessoas devem atender ao aprendiz.

 

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
free online course
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog