Para 2018: Design de Aprendizagem!

Para 2018: Design de Aprendizagem!

publicado em 26/02/2018 às 11:31

“O mundo mudou, os aprendizes mudaram. Não é mais tempo de design instrucional, é hora de criarmos um design de aprendizagem que facilite o processo, seja apetitoso, divertido e funcione.” Este é um dos pensamentos que norteiam a vida profissional de Flora Alves, sócia fundadora da SG – Aprendizagem Corporativa e autora do livro Design de Aprendizagem com Uso de Canvas. Publicado pela DVS Editora, a obra literária utiliza os princípios do Design Thinking como base para formar os pilares do Trahentem, sendo eles: Colaboração, investigação, experimentação, propósito, visual, agilidade e simplicidade.

Voltada para otimizar a eficácia do processo do desenvolvimento de treinamentos, a metodologia inovadora tem o objetivo de protagonizar o ser humano e associar as estratégias da empresa com o desempenho desejado do colaborador. Por meio de pôsteres e post-its na modalidade Canvas, o processo facilita o diagnóstico, a seleção de conhecimentos e conteúdos e também o design de soluções. A principal proposta do Trahentem é construir uma ponte entre a teoria e a prática. Ficou interessado em saber mais sobre Design de Aprendizagem? Então, confira abaixo dicas para começar a praticar essa iniciativa organizacional tão promissora.

Para início de conversa

Antes de por a mão na massa nas ferramentas do Trahentem você deve compreender o momento certo para inserir o design de aprendizagem na organização. Os seus colaboradores necessitam adquirir novos conhecimentos? Precisam aprimorar habilidades? O funcionamento das atividades diárias não está fluindo? A empresa está em fase de mudanças? Se a sua resposta para alguma das indagações for sim, leia com atentamente o uso do Canvas.

A metodologia do desenvolvimento de treinamentos abre mão do tradicional e propõe uma opção mais dinâmica e intuitiva. Para ajudar no ciclo de análise de cenário e definição de indicadores, processo de designer e desenvolvimento de conteúdo, implementação e medição dos resultados existem três meios:

Canvas Di-Empatia: É uma ferramenta de diagnóstico com foco no participante que permite entender as necessidades da instituição e as demandas do colaborador levando em consideração os Gaps de performance e facilitando a construção de um objetivo de aprendizagem efetivo.

Canvas Di-Tarefas: Ferramenta de filtragem de conteúdos essenciais para a aprendizagem do colaborador.

Canvas Di-Ropes: Acelera a criação de soluções de aprendizagem e catalisa o conhecimento em si. Esta etapa trabalha as informações selecionadas do Di-Tarefas com foco nos processos psicológicos para adquirir o conhecimento.

Por fim, não fique de fora do Workshop Trahentem! O evento que acontece em 16 de Junho das 9h às 18h é voltado para professores, palestrantes, designer instrucionais e responsáveis por contratações. 

Quero participar do workshop Trahentem!

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog