Mindfulness: o antídoto para a baixa performance

Mindfulness: o antídoto para a baixa performance

publicado em 20/07/2018 às 13:02

Em alguns momentos, o piloto automático pode parecer positivo, afinal, garante que as tarefas do cotidiano sejam cumpridas dentro dos prazos ou até mesmo antes do que se espera. Mas, este estado é uma “faca de dois gumes”. Quando estamos neste estado há um aumento na falta de atenção em tudo o que fazemos e pensamos. Não somente isso, mas o estado interno pode acabar por refletir nas situações externas, gerando estresse, problemas nos relacionamentos, dores crônicas e distúrbios do sono.

Outro elemento bastante comum no ambiente corporativo é o profissional multitarefa. Novamente, esta é uma característica que é ligada a este modo robótico. Contudo, ao realizar mais do que uma demanda por vez, o funcionário não coloca total atenção na atividade. Esta falta de atenção pode gerar lacunas nos resultados finais. Atrelado a estes dois fatores, está o estresse. Este componente gera perdas significantes para a organização. Em uma primeira fase, dispersa o trabalhador. Em seguida, contamina a equipe com irritação e desânimo. Por consequência, a produtividade é afetada. Porém, não para por aí. Este efeito dominó aumenta o turnover em conjunto com os gastos. Por fim, a performance da empresa fica comprometida.

Diante deste cenário tem uma boa notícia: para estes “males” que assolam o ambiente corporativo, há o mindfulness. O objetivo da técnica que visa estar de forma intencional no momento presente é recuperar a qualidade de atenção a situações importantes em vez de dar vazão às distrações.

A abordagem que significa “atenção plena” tem origem na meditação budista. Contudo, não tem vínculo religioso. Trata-se de se concentrar em observar como as emoções boas e ruins surgem e também desaparecem a fim de desenvolver uma consciência sobre elas para anulá-las e não se afetar pelos sentimentos naquele instante. Ou seja, é uma espécie de controle emocional para tornar a pessoa estável, confiante, relaxada, criativa e saudável.

Na prática, a desestabilização humana pode ser combatida com música, descontração ou respiração. Mas, estes recursos que ajudam a lidar com ela, não a impedem de acontecer. O interessante no mindfulness é criar um treino para evitar que o desconforto emocional chegue a ocorrer. Portanto, a técnica age na raiz do problema e não de maneira urgente.

Para praticar esta técnica, não é preciso estar necessariamente sentado, com os olhos fechados e em silêncio. Na verdade, a essência do mindfulness é simples e feita em qualquer situação. Seja no almoço, reunião de negócios ou no trânsito basta se atentar a própria respiração e diluir os pensamentos. Em um começo, apenas cinco minutos são suficientes.

“As equipes tem uma boa performance quando estão felizes, em harmonia, confiantes e concentradas. Porém, por conta de um cotidiano conturbado, estas características andam em falta nas pessoas – o que reflete nas companhias. Neste contexto, o mindfulness é um grande aliado da área de Recursos Humanos porque permite a criação de uma consciência corporal e mental. Ou seja, o colaborador vira líder dele mesmo e é exatamente o que as empresas precisam: funcionários protagonistas e pró-ativos”, afirma Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.

Dicas práticas

– Ao decidir levar o mindfulness para a organização, é fundamental promover mudanças na cultura organizacional. O ambiente de trabalho precisa abrir mão do tradicional e dar as boas vindas a flexibilidade. Uma sugestão é criar um local criativo, relaxante e divertido para integrar os colaboradores. A intenção é promover o bem-estar e a saúde do capital humano.

– A implantação da técnica deve começar pelos gestores para facilitar a transição da metodologia para os outros níveis da companhia.

– Para os resultados do mindfulness serem efetivos, o ideal é que os funcionários compreendam os benefícios da metodologia. Então, crie caminhos que mostrem a eles as vantagens da prática.

E você, já pratica o mindfulness na empresa? Conte para a gente as mudanças que a iniciativa gerou na companhia!

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog