O que ser curioso tem a ver Lifelong Learning?

O que ser curioso tem a ver Lifelong Learning?

publicado em 09/12/2019 às 10:02

Já sabemos que o Lifelong learning é um conceito que está em alta no mundo corporativo e que indica que a aprendizagem deve acontecer ao longo da vida toda, e não em um período determinado (escola e universidade e, às vezes, especializações e pós-graduações). A partir dessa visão, uma pessoa tem capacidade de aprender independentemente da idade e do método de ensino, e em diversos contextos, não necessariamente apenas pela educação formal.

Até porque, estabilidade com conhecimento não combinam, uma vez que o ritmo acelerado combinado com a inquietude das pessoas e vasta oferta de oportunidades, tanto profissional, quanto intelectual, batem à porta todos os dias. A tecnologia transformou a nossa rotina e a forma de ver o mundo. Por isso, aprofundar habilidades e conhecimentos técnicos, ser competitivo no mercado de trabalho e se manter conectado em tudo que acontece é de fundamental importância nesta nova Era.

Diante desse cenário, o Lifelong Learning se desprende de tudo que conhecemos, deixa de lado a formalidade e vai além do aprendizado da escola tradicional. Lembrando que o conceito não concorre com a formação escolar e nem deve, quando estimulado pelas instituições, alunos e professores só tem a ganhar com os lifelong learners, que motivados a buscar constantemente o conhecimento, chegam em sala de aula com uma bagagem mais rica e diversificada, despertando para o protagonismo, e com a mente aberta para um mundo repleto de possibilidades.

Será que já sou um Lifelong Learner?

Se dizem que nada é definitivo, porque então, se prender a uma única profissão, conhecimento ou tempo e espaço? Se na prática você está aprendendo, aprendendo e aprendendo: sozinho, em grupo, na rua, no trabalho, na internet, na escola, na faculdade, ou em qualquer lugar, então sim, você é um Lifelong Leaners, assim denominados aqueles que estudam exatamente o que interessa e a vida toda e ainda esbarram em uma ou outra curiosidade, que pode-lhe ser útil em diferentes momentos da vida.

O ato de ser curioso ajuda a se desenvolver continuamente. Algumas dicas para manter a aprendizagem contínua potente e estimulante são:

  • Frequente ambientes que estimulem a aprendizagem. Saia mais com amigos que tenham ideias fora da caixa e que tenham prazer em dividir o que sabem.
  • Encontre (ou permaneça) num trabalho que estimule a aprendizagem contínua. Não se contente com o que já sabe.
  • Leia muito e de tudo. Saia da zona de conforto e descubra novos caminhos para antigos problemas.
  • Mantenha a seu alcance uma lista de tudo o que gostaria de aprender e ainda não teve tempo.
  • Faça algum curso diferente da sua trajetória original. Conexões inusitadas entre campos de saber diferentes são altamente estimulantes para a criatividade e para novos insights.
  • Inicie um projeto diferente e vá em frente, mesmo tendo que ultrapassar alguns obstáculos para viabilizá-lo. Nesse trajeto é impossível que não acumule novos aprendizados, mesmo através do erro e do risco envolvidos.
  • Vá a eventos, congressos, ou engaje-se, por exemplo, em algum trabalho voluntário. Você terá a chance de aprender com outras pessoas e também de ensinar o que sabe.

Para Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, em primeiro lugar, para se tornar um lifelong learner, a pessoa precisa estar consciente da necessidade de continuar aprendendo e das vantagens que isso trará a ela e, invariavelmente, promover uma mentalidade de crescimento e mudar sua ideia de aprendizado. Com isso em mente, ler, desenvolver habilidades em ambientes não necessariamente criados para isso e tentar coisas novas são bons começos para quem quer se desprender do ensino tradicional de sala de aula e adquirir novas skills.

“Um bom ponto de partida é o estabelecimento de metas de aprendizado, contemplando habilidades e conhecimentos que deseja adquirir ao longo do tempo. Na hora de planejar seus objetivos, a pessoa precisa prestar atenção para não ser muito exigente consigo mesmo ou, por outro lado, permanecer na sua zona de conforto. Essa tática, além de ajudar a monitorar e controlar o que foi aprendido, incentiva as pessoas a aprenderem o máximo possível em pouco tempo”.

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download samsung firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog