Pensando fora da caixa para avaliar o Contexto Organizacional

Pensando fora da caixa para avaliar o Contexto Organizacional

publicado em 25/06/2019 às 11:36

No último texto abordamos o que significa Contexto Organizacional e já sabemos que é um requisito da ISO 9001:2015 criado para auxiliar uma empresa a definir e estruturar seu modelo de negócio com base em um sistema de gestão de qualidade. Corresponde à realidade da empresa e ao meio em que está inserida, por meio de um conjunto de fatores (tanto internos quanto externos) que afetam o seu funcionamento e seus processos.

Reconhecer quais são os riscos e oportunidades que a organização pode enfrentar interna e externamente, saber e identificar quais são as partes interessadas, conhecer todos os processos da organização, tudo isso é essencial para que o sistema de gestão opere com qualidade para entregar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos seus clientes e aumentem a produtividade da organização, diminuindo falhas, defeitos ou desperdícios.

Mas para isso, é necessário pensar fora da caixa. É necessário que os gestores das empresas pensem além da execução de seus processos. É permitir, por exemplo, que os colaboradores participem das ações e sejam ouvidos. Eles conhecem os processos, as dificuldades e as necessidades dos clientes. É conversar com outras áreas, com outras empresas do mesmo segmento, realizar reuniões de brainstorming, que é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. É deixar de olhar para o micro e passar a olhar para o macro.

Pensando em todos os aspectos da empresa

Para avaliar o contexto organizacional é preciso determinar os fatores internos e externos de uma empresa. O interno significa fazer o levantamento de dados dos recursos humanos, tecnológicos, financeiros e materiais que estão disponíveis e quais desses recursos precisam ser adquiridos de fontes externas para que a empresa seja capaz de executar suas atividades com qualidade. Do mesmo modo, analisar o contexto externo compreende fazer um levantamento de dados dos fatores político-legais, culturais, sociais, econômicos, tecnológicos, entre outros, que poderão afetar a capacidade da organização de alcançar os resultados pretendidos com suas atividades. O que acontece fora da empresa que pode influenciar o seu produto ou serviço?

Definir quem são as partes interessadas, também conhecidos como Stakeholders, também faz parte do entendimento do contexto organizacional. É necessário saber quem são as pessoas de maior interesse e influência nas atividades da organização como clientes, sociedade, acionistas, sindicatos, fornecedores, governo, concorrentes etc. Determinado isto, é preciso entender quais são as necessidades e expectativas dessas partes interessadas em relação à organização, e como isso pode afetar as atividades e os resultados que a empresa quer alcançar.

Outro ponto importante é determinar o escopo do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, citando quais são os processos que seguem os requisitos de qualidade da norma e também o que não são aplicáveis às atividades da empresa e o porquê eles não serão atendidos pelo SGQ, servindo como orientação para as auditorias internas e externas.

Entendendo o que pode influenciar a organização e quais são os processos que fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade, é necessário listar as atividades e organizar esses processos em sequência, determinando quem serão os responsáveis pela execução das atividades e quais os métodos que vão ser utilizados.

Com todas essas informações, é possível identificar quando um processo precisa do outro para dar sequência, o que é necessário ser feito em um para que o outro comece, quais estão interligados. Questionamentos apareceram como qual a relação do processo de compra com o processo de fabricação do produto? Ou qual a relação entre o processo de aquisição de clientes com o processo de fabricação do produto? Ou qual o melhor colaborador para executar determinada tarefa?

O contexto da organização é uma maneira de fazer com que os gestores das empresas pensem além da execução de seus processos, que pensem “fora da caixa”. E isso significa gerar ações hoje para colher os frutos amanhã!

Uso da ferramenta Trahentem®

Um bom exemplo de ferramenta para ajudar no processo de estruturação destas informações de uma forma que não fique confuso é encontrada na ferramenta Trahentem®, criada por Flora Alves, uma das maiores especialistas em aprendizagem corporativa do Brasil. É uma ferramenta para o design de soluções de aprendizagem (e não apenas para treinamentos) que utiliza três modelos de Canvas que foram elaborados para facilitar o processo de diagnóstico, a seleção de conhecimentos e conteúdos e o design de soluções a partir de metodologias de aprendizagem focadas na maneira como as pessoas aprendem.

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
Gostou? Compartilhe: