Quando a união faz a diferença no negócio

Quando a união faz a diferença no negócio

publicado em 07/01/2019 às 11:22

Alcançar determinada função, conquistar um salário melhor, aventurar-se em novas viagens e aumentar a qualidade de vida. Seja no âmbito pessoal ou profissional o ser humano é repleto de desejos responsáveis por ajudá-lo a enfrentar o cotidiano. Neste contexto, existe uma força capaz de movê-lo na trajetória de realizações: as metas. Enquanto os objetivos fornecem a direção dos sonhos, elas representam as tarefas a serem cumpridas a fim de atingi-los em um prazo específico.

De acordo com Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, o ambiente organizacional não foge a regra. A chave para alavancar o negócio é o estabelecimento de metas. Contudo, o que poucos têm conhecimento é sobre a necessidade de alinhar os desejos da empresa com os dos colaboradores. “Uma companhia não é formada somente de concretos e paredes. As pessoas também fazem parte da engrenagem. Inclusive, são os principais pilares no momento de diferenciar a marca no mercado. Portanto, idealizar os planos elaborados significa pensar além da alta liderança. É preciso envolver os funcionários neste processo para que toda a equipe trabalhe em prol dos mesmos objetivos. Do contrário, as chances de obter sucesso ao longo do ano são mínimas”, afirma.

Com base na reflexão acima, nossa CLO realizou uma lista de sugestões que vão te ajudar no cumprimento das metas estipuladas para 2019. Veja abaixo!

Mobilize

O primeiro passo no desenvolvimento de metas que se conectam aos colaboradores é construir uma relação de confiança com o time. Afinal,o engajamento na iniciativa surge quando as pessoas acreditam nos valores, missões e propósitos da empresa. Logo, é fundamental demonstrar uma valorização do profissional ao convidá-lo a participar desta atividade tão estratégica para o negócio. Os funcionários são aqueles que conhecem os pontos fortes e fracos da companhia por estarem diante da realidade organizacional todos os dias, então, apresentam muitas curiosidades e informações que podem ser agregadas no procedimento.  

Planeje

Nem sempre é fácil concretizar um objetivo, mas o processo simplifica-se ao ser feito com clareza. Por esta razão, o planejamento é imprescindível. Elabore documentos com as tarefas a serem concluídas, prazos de entrega, prioridades e a definição de quem está incumbido pela meta. Nesta fase, os seguintes questionamentos auxiliam a gerar metas  específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais: O que? Por quê? Quem? Onde? Qual é? Outros aspectos a serem levados em consideração na iniciativa encontram-se as análises de mercado, sazonalidade e situação econômica atual. Por fim, não deixe de discutir com os colaboradores sobre sobre as expectativas e o impacto que as ações individuais vão exercer no coletivo.

Acompanhe

Sem um acompanhamento frequente a construção de metas perde a efetividade. Portanto, após o período de definições o ideal é reservar um espaço na agenda para perguntar-se se a meta está em vias de ser alcançada, identificar as dificuldades e procurar caminhos de otimizar os processos. Esta tarefa também tem o papel de motivar a equipe para que os funcionários não se percam em meio as tarefas destinadas a eles. Neste caso, os feedbacks são ótimos meios de verificar os status das ações junto aos profissionais e ajudá-los a lidar com imprevistos.

Recompense

Atribuir benefícios para o cumprimento de metas é uma forma de ligar o sucesso da empresa com o comprometimento do funcionário a fim de incentivá-lo a aumentar a produtividade ao longo do processo.

Gostou? Compartilhe: