LEGO® Serious Play®: É preciso brincar com responsabilidade

LEGO® Serious Play®: É preciso brincar com responsabilidade

publicado em 28/03/2018 às 12:16

O LEGO® Serious Play® é sobre comunicação, facilitação do pensamento e resolução de conflitos em ambientes empresariais. A metodologia conhecida em português como brincando sério de LEGO® é utilizada há oito anos em organizações para desenvolver estratégias mercadológicas, solucionar desafios organizacionais e cultivar a cultura do pensamento lúdico. Afinal, o produto é uma peça genérica que possibilita construções limitadas apenas à imaginação de quem o usa. A iniciativa acontece por meio da criação de metáforas das identidades da organização em que os colaboradores narram às experiências de trabalho. O processo baseado no conceito de “aprender na prática” resulta em um aumento de empatia, espírito de equipe e compartilhamento de ideias.

De forma geral, a metodologia tem quatro etapas. A primeira trata-se de inserir a pergunta. Ou seja, é o momento de apresentar o problema. É necessária uma descrição clara e concisa do cenário a ser solucionado para que a resolução venha de uma maneira intuitiva por meio dos participantes. Em seguida, o contato com as peças de LEGO® começa. Os colaboradores precisam construir um modelo baseado em experiências internas a fim de trazer uma solução ao desafio. A meta é formar uma história cheia de valores e significados que por consequência geram uma troca de conhecimentos.

A partir de informações em mãos e não apenas na mente, é hora de compartilhar. Os enredos criados são contados para todo o grupo em voz alta enquanto os demais participantes começam a desenvolver outros insights e a incrementar o processo de narração do colega. Questionamentos também são válidos e enriquecem o discurso com novas ideias. Para finalizar, incentiva-se a reflexão sobre os assuntos ouvidos, ditos e compartilhados.

De brincadeira a metodologia só tem o nome, certo? Portanto, é preciso “brincar” com responsabilidade. Neste contexto, o facilitador certificado tem a qualificação para guiá-lo corretamente na jornada de encontrar a solução de uma demanda da sua empresa.

Atualmente a LEGO® Company não forma os profissionais capazes de lidarem com a metodologia. Mas, a companhia produz e vende quatro conjuntos de tijolos feitos especialmente para essa finalidade. Diretrizes a serem cumpridas são outras ações fornecidas pela equipe. A formação em si fica por conta da The Association of Master Trainners. Por ser administrada por dois ex colaboradores da LEGO, a associação tem licença regulamentada para treinar e certificar os interessados nessa forma de criar soluções. O certificado conquistado é válido em âmbito global.

O benefício de ter o auxílio de um facilitador formado é que o treinamento de certificação da Master Trainners é o único programa que inclui as quatro etapas do LEGO® Serious Play® e as sete técnicas de aplicação. Dessa maneira, o profissional está apto a abranger todo o escopo oferecido pela metodologia. Ao todo, existem 55 facilitadores certificados no Brasil. Entre eles está o Sérgio Guerra, CEO da SG – Aprendizagem Corporativa, com mais de 140 workshops realizados na temática desde 2015.

Se interessou em levar a metodologia para a sua empresa? Nós podemos te ajudar! Acesse: https://learningsg.com/.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download karbonn firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
Gostou? Compartilhe:

Mais do nosso blog

Você também pode se interessar por esses conteúdos

Confira nosso blog